Alternativas Éticas™®

“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”

Quer ajudar os animais? Maio 14, 2010

Filed under: Defesa Animal,ong,proteção animal — мαℓυ™® @ 18:26

Eu quero ajudar os animais! O que eu faço??


Existem dezenas de bilhões de animais sofrendo consideravelmente enquanto você lê este blog. E muito pouca gente fazendo alguma coisa por eles. Qualquer iniciativa de ajudar os animais deve, então, ser bem aproveitada, informada e otimizada.

A primeira (e mais fácil, consome menos tempo) coisa que você pode fazer é mudar os seus hábitos de consumo. É verdade, todo hábito é um pouco difícil de mudar, mas se você quer fazer algo pelos animais, certamente essa opção lhe custará menos do que se dedicar a algum trabalho voluntário.

Por “hábitos de consumo” entenda-se principalmente os alimentares ( seja vegetariano), mas também o hábito de comprar cães ou gatos em pet shops (não compre – adote), o nojento ato de abandoná-los quando tornam-se inconvenientes, a visita a um rodeio ou a um circo com animais, o engaiolamento de aves e até mesmo o pagamento da entrada do jardim zoológico. ( seja ético)

Portanto, esta primeira forma de ajudar os animais consiste, simplesmente, em deixar de ser cúmplice. Quase todos nós somos atores da exploração animal. Você pode – e deve – deixar de ser um ator da exploração animal, se quer ajudá-los. Então, a primeira oportunidade é a de deixar de fazer (o mal).

A segunda é a de fazer (o bem)Nesse caso existe um mundo de ativismo a ser descoberto, uma diversidade imensa de coisas que se pode fazer – desde ações independentes e inseridas no seu dia-a-dia (falar sobre o assunto para as pessoas, educar com o seu exemplo vegetariano, adotar animais, doar para ONGs atuantes, etc.) até ações em grupo e mais planejadas (panfletagem, voluntariado em ONGs, participação em eventuais manifestações, resgate e adoção de cães e gatos, etc.). 

Uma outra forma independente e eficiente de fazer algo pelos animais é produzir materiais que provoquem a reflexão a respeito da situação dos animais neste planeta, e soltá-los na internet. Pra quem gosta de escrever, programar, desenhar ou editar vídeos e imagens, é uma ótima idéia.

São importantes as informações a respeito de como se tornar vegetariano sem prejuízos nutricionais, como lidar com os clichês pró-exploração animal, como entrar em contato com ONGs que se encaixem no que você gostaria de fazer, entre outras informações de utilidade prática. Mas enquanto isso, você pode ir pesquisando no Google.



Texto de Argumento Animal e adaptado por mim.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s